terça-feira, 3 de abril de 2012

Assine a Petição Online a favor da candidatura da EFMM a Patrimônio da Humanidade

Sign the petition online to the candidacy of EFMM to World Heritage.
Firma la petición en línea para la candidatura de EFMM de Patrimonio de la Humanidad.


PORTUGUESE:

Já está disponível a Petição Online em favor da candidatura da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) para Patrimônio da Humanidade junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)!

Peço que leia a petição com atenção, depois a assine e contribua com esse trabalho que busca fazer justiça aos empreiteiros, técnicos e operários brasileiros e muitos outros de diversas partes do mundo que estiveram aqui, onde hoje é Rondônia, há mais de 100 anos, para construir esta que é tida como a primeira mega-obra da Amazônia! 

Acesse o link:

Vale ressaltar que não nos atentemos exclusivamente aos bens materiais que infelizmente tão somente agora estão sendo recuperados, entretanto levemos em consideração todo o contexto histórico em volta desta estrada de ferro, que a princípio envolveu tão somente o Brasil e a Bolívia, e mais tarde a Inglaterra e Estado Unidos, e durante sua execução, muitas pessoas de diversas nacionalidades que vieram para a Amazônia com o fito de trabalhar nesta grande obra, fruto de um acordo firmado através do Tratado de Petrópolis.

Procure conhecer mais a história desta ferrovia, e descubra porque foi uma das mais caras, ou porque recebeu o nome de "Ferrovia dos Trilhos de Ouro", ou mesmo "Ferrovia do Diabo". Entenda também como aconteceu a vinda dos estrangeiros que ajudaram na sua construção, e mais, saiba como era Porto Velho há mais de 100 anos, no auge da extração da borracha e em meio à movimentação da construção deste grande e audacioso empreendimento em meio à Floresta Amazônica inexplorada!

ENGLISH (TRANSLATION BY GOOGLE)

Is available online petition in favor of the candidacy of Estrada de Ferro Madeira-Mamore (EFMM) for World Heritage Site by the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO)!

I ask that you carefully read the petition, then sign and contribute to this work which aims to do justice to the contractors, technicians and workers brazilians and many others from various parts of the world, who have been here (in what is now Rondônia), there mais100 years ago to build this mega-project in the Amazon!

Follow the link:
What we want to be recognized by UNESCO is not only material goods, which, unfortunately, so are only now being recovered, but also want it to be recognized all around the historical context of this railroad, which at first involved only Brazil and Bolivia, and later to England and the U.S., and during its construction, many people of different nationalities who came to the Amazon with the goal of working in this great work, which was conceived through an agreement through the Treaty of Petropolis.

Learn more about the history of this railroad, and discover why she was one of the most expensive, or because she was named "Rail Trails of Gold", or "Devil's Railway". Discover how it was the coming of the strangers who helped in its construction, and more, learn how to Porto Velho was more than 100 years ago, at the height of the rubber tapping and construction of this great and daring venture in unexplored forests of the Amazon!

ESPAÑOL (TRADUCCIÓN DE GOOGLE)

Es la petición está disponible en línea en favor de la candidatura de Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) para Patrimonio de la Humanidad por las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO)!

Le pido que lea detenidamente la petición, a continuación, firmar y contribuir a este trabajo que pretende hacer justicia a los contratistas, técnicos y brasileños de los trabajadores y muchos otros de diversas partes del mundo, que han estado aquí (en lo que hoy es Rondônia) , no mais100 años para construir este megaproyecto en el Amazonas!

Sigue el enlace:
Lo que queremos ser reconocidos por la UNESCO no sólo los bienes materiales, los cuales, por desgracia, por lo que sólo ahora están siendo recuperados, pero también quieren que sea reconocido en todo el contexto histórico de este ferrocarril, que en un primer momento se trata sólo de Brasil y Bolivia, y más tarde a Inglaterra y los EE.UU., y durante su construcción, muchas personas de diferentes nacionalidades que vinieron a la Amazonía con el objetivo de trabajar en esta gran obra, que fue concebido a través de un acuerdo mediante el Tratado de Petrópolis.

Más información sobre la historia de este ferrocarril, y descubre por qué fue uno de los más caros, o porque la nombraron "Senderos de ferrocarril de oro", o "Diablo ferroviarias". Descubre cómo fue la llegada de los extranjeros que ayudaron en su construcción, y más, aprender a Porto Velho a más de 100 años atrás, a la altura de la extracción de caucho y la construcción de esta gran aventura y osadía en los bosques inexplorados de la Amazon!



Nenhum comentário: