sexta-feira, 27 de julho de 2012

TV RONDÔNIA inaugura nova estrutura e sistema FullHD


Nesta sexta-feira, dia 27 de julho de 2012, a TV Rondônia afiliada Rede Amazônica e Rede Globo, inaugura oficialmente a transmissão Digital FullHD de sua programação em Porto Velho.

A emissora não é a primeira a transmitir sua programação nesta tecnologia, nem mesmo dentro da rede a qual pertence na Amazônia, entretanto já transmitia o sinal digital em caráter experimental na Capital rondoniana, ao passo que bem antes a TV Candelária, afiliada Rede Record já realização a transmissão de sua programação em Porto Velho com a tecnologia FullHD.

O melhor de tudo isso é que a TV Rondônia nesta mesma data também estreará o novo cenário de seus "PraçasTV", se adequando finalmente ao penúltimo padrão de noticiários locais da TV GLOBO, que consiste em quadros novos e cenários amplos e modernos, sendo o último padrão de cenários aquele em que já são produzidos o SPTV e RJTV, em que além de contarem com as características já citadas também apresentam uma grande panorâmica real da cidade de onde são transmitidos.

Hoje está sendo o último dia em que o Bom Dia Amazônia RO, AmazôniaTV RO e Jornal de Rondônia estão sendo exibidos a partir do velho cenário que conta com uma cansada mesa triangular amarela e totens com fotos em baixa resolução de pontos importantes do Estado. O Globo Esporte local também apresentará melhorias no cenário.

A TV Rondônia "foi fundada em 13 de setembro de 1974, pelo jornalista Phelippe Daou, proprietário da Rede Amazônica, que tem sua sede em Manaus, AM. Desde sua fundação a TV Rondônia teve apoio financeiro decisivo do Governo de Rondônia e da Prefeitura de Porto Velho para sua manutenção como importante veículo de informação e entretenimento para a população da capital rondoniense. A instalação da emissora, tanto na capital como em outros municípios rondonienses, só foi viabilizada como resultado de contratos firmados entre a Rede Amazônica e o Poder Executivo, o que permitiu ao empresário consolidar e expandir rapidamente seu projeto de comunicação para a região"¹.

Com o tempo a emissora foi se desenvolvendo, e "em 2010 houve a estadualização dos sinais das emissoras da Rede Amazônica em seus respectivos estados, o que significa que cada emissora em seu estado de origem envia a programação local para seus próprios municípios (antes as emissoras do interior dos estados cobertos pela Rede Amazônica recebiam a programação originada pela TV Amazonas, de Manaus). Com isso, a TV Rondônia ganhou um sinal de satélite próprio no BrasilSat B4 para essa finalidade"¹.

Em 18 de junho de 2012 Rondônia passou a ser o terceiro estado da Região Norte do Brasil a ganhar um espaço em um dos maiores site de notícias do Brasil, o Portal G1 da Grupo Globo. Neste portal a TV Rondônia divulga praticamente todos as suas matérias jornalísticas. A página pode ser acessada através do link a seguir: Portal Rondônia G1.

Parabéns a TV Rondônia por mais este passo, e vamos esperar que a qualidade na apresentação e do conteúdo melhore no mesmo ritmo que as instalações físicas.


Antigo cenário dos noticiários da TV Rondônia
Antigo cenário dos noticiários da TV Rondônia
Antigo cenário dos noticiários da TV Rondônia
Bom Dia Amazônia RO, sucessor do antigo Bom Dia Rondônia
Bom Dia Amazônia RO, sucessor do antigo Bom Dia Rondônia
ROTV
Amazônia TV RO, sucessor do antigo ROTV
Jornal de Rondônia, primeiro noticiário da TV Rondônia
Jornal de Rondônia, primeiro noticiário da TV Rondônia

Fontes:
¹Wikipédia
Imagens: Internet

Nenhum comentário: