segunda-feira, 6 de agosto de 2012

【ツ PaSsEiO RïVeR | 05.08.2012 (Trilha EFMM)


No dia 05 de agosto de 2012 participei de um passeio pelos trilhos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, partindo do parque da ferrovia no Centro de Porto Velho até o povoado de Santo Antônio, onde encontram-se a igrejinha histórica (1913), o maior cemitério do Estado e a hidrelétrica, cujos nomes também são "Santo Antônio".

Logo no início da trilha encontramos um verdadeiro "cemitério de locomotivas" onde haviam várias dela enfileiradas... Totalmente enferrujadas e sendo tomada pelo tempo e pela floresta.

No decorrer da caminhada observamos que existem algumas residências muito próximas dos trilhos da ferrovia, além de alguns barrancos que chegam a por em risco os trilhos da ferrovia centenária, sem falar no lixo que ainda se faz presente em alguns pontos.

O passeio foi bom, e ficou ainda melhor quando foi constatado que de fato já estão colocando em prática o projeto de urbanização da região do entorno da igrejinha de Santo Antônio. Já estão inciadas as obras do Museu Indígena, estando ainda prevista a construção de um restaurante, estacionamento, banheiros, estação ferroviária... E o melhor de tudo: recuperação da ferrovia Madeira-Mamoré no trecho turístico de cerca de 7 km  entre Porto Velho e Santo Antônio.

Vamos esperar que isso seja cumprido...


























Nenhum comentário: