sábado, 15 de setembro de 2012

Confusão entre os nomes dos estado de Rondônia e Roraima


Tem sido comum confundirem o nome do estado de Rondônia com o de Roraima, ou vice e versa. E isso não é exclusividade de pessoas ignorantes, afinal esse equívoco também é muito comum na televisão. Não são raros os repórteres de conceituadas emissoras de redes de televisão que ao mostrarem  reportagens faticamente sobre o estado de Rondônia acabam geralmente vacilando dizendo o nome Raraima, demonstrando total falta de atenção ou desconhecimento sobre o Brasil, em especial a Amazônia.

Apesar de Rondônia e Roraima serem dois dos sete estados da Região Norte e também estarem incluídos na Amazônia Legal Brasileira, ambos são um tanto diferentes entre si. Rondônia está localizado no oeste brasileiro, ao passo que Roraima está no extremo norte. As pronúncias de seus nomes também são bem distintas, sendo a única semelhança a letra "r" no começo ambos os nomes.

A capital de Rondônia é Porto Velho e a de Roraima é Boa Vista, a primeira é banhada pelo Rio Madeira e a segunda pelo Rio Branco. Quem nasce em Rondônia e rondoniense ou rondoniano, e quem nasce em Roraima é roraimense, e por ae vão as inúmeras diferenças.

O que acontece no Brasil é a marginalização da Região Norte por parte de muitos brasileiros, ou seja, por se tratar de uma das regiões menos desenvolvidas do país, muitos acham que a Região Norte ou a Amazônia é desinteressante e irrelevante para o resto do Brasil, o que não é verdade. Tal desprezo apenas mostra o quanto ainda temos um longo caminho pela frente até alcançar uma integração plena; não só política mas também cultural e social.

Nenhum comentário: