domingo, 9 de dezembro de 2012

Doação de Sangue【S.RÏVER】


Este é um gesto de grande carinho, solidariedade, amor e humanidade que podemos fazer para com o próximo; é incrível e demasiado satisfatório poder "fazer o bem sem saber a quem", afinal, geralmente quando doamos sangue não sabemos quem vai recebê-lo.


Para ser doador de sangue você precisa ter mais de 18 anos, entretanto recentemente foi permitido aos jovens de 16 e 17 também doarem sangue desde que com a autorização de seus pais ou responsáveis, e obedecidos os demais requisitos que são melhores esclarecidos no hemocentro, um deles é ter peso corporal superior aos 50 Kg. 

Diferente dos tradicionais exames laboratoriais para doar sangue você precisa estar muito bem alimentado, a fim de que, dependendo de seu organismo, não venha a ter vertigens ou tonturas após a doação.

No hemocentro você passará por uma triagem cuja a primeira fase consiste na realização de exames preliminares que, através de uma gota de sangue extraída do seu dedo, irão verificar por exemplo se você tem anemia ou risco de contraí-la, e é também nesta fase que medirão sua pressão, temperatura, peso e altura.

No segundo momento você irá responder um questionários sobre doenças e comportamento, especialmente o comportamento sexual devido a preocupação do risco de contaminar o agente receptor com alguma DST, como a AIDS que infelizmente ainda não tem cura. 

Após o preenchimento do questionário um profissional da área de saúde irá analisar suas respostas e discuti-las com você. Se ao final você for considerado apto passará então para a terceira fase, a coleta.

É na coleta que você irá realizar a doação de sangue propriamente dita, enchendo uma bolsa de aproximadamente 450 ml, o que geralmente pode levar de 5 a 10 min.

Vale lembrar que a após a doação seu sangue não será enviado diretamente para alguma pessoa que careça, mas sim passará por uma séria de exames rigorosíssimos que irão avaliar se ele está apto para alguma transfusão ou não. Se, diante dos resultados dos exames o sangue for considerado apto, então ele será distribuído para os hospitais e pronto-socorros; poderá salvar vidas.

Para maiores esclarecimentos é importante que você visite o hemocentro de sua cidade. Em Porto Velho a Fundação de Hematotologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia - FHEMERON esta localizada na Av. Jorge Teixeira, bairro Industrial, ao lado do Hospital de Base.

Seja um doador de vida, de amor, seja um doador de sangue!

Nenhum comentário: