sexta-feira, 31 de maio de 2013

【ツ PaSsEiO RïVeR | Uma volta de lancha pelo Madeira 30.05.2013


Na tarde deste último dia 30 de maio de 2013 finalmente resolvi passear de lancha pelo rio Madeira. O serviço existe há algum tempo, mas até então nunca havia tido a oportunidade de realizar este passeio turístico.

O serviço que pode ser encontrado no Parque Madeira-Mamoré custa R$ 20,00 e tem duração de aproximadamente um hora. O serviço conta com todos os procedimentos de segurança e a lancha é bem confortável. Durante o passeio pelo rio Madeira (o quarto mais extenso e um dos mais caudalosos do Brasil), o guia apresenta alguns pontos históricos e curiosos da cidade de Porto Velho vistos a partir das águas do Madeira, e durante a apresentação o condutor discorre falas explicativas de um jeito simpático e amazônida de ser demonstrando com clareza um vasto conhecimento sobre a região, sendo este um dos mais relevantes diferenciais do passeio de lancha em relação ao passeio de barco, que é igualmente interessante e agradável; o ideal mesmo é poder fazer os dois passeios.

Durante aproximadamente uma hora o guia conduz os visitantes até o limite de segurança nas proximidades da Hidrelétrica de Santo Antônio e de lá segue à outra extremidade do passeio que vai além da ponte da BR-319 sobre o rio Madeira.

Em alguns momentos, aproveitando que o rio é bem largo, o guia faz manobras de 360º com a lancha propiciando com isso a possibilidade de fantásticas capturas e registros para quem está munido com câmeras filmadoras, fotográficas ou celulares com recursos equivalentes.

Apesar do serviço de passeio de lancha no rio Madeira ser simplesmente fascinante e encantador, é notório e lamentável que o Poder Público local não ofereça estrutura de qualidade para a execução do serviço, afinal o acesso às embarcações no Parque Madeira-Mamoré é deplorável (e não condiz com o gasto de milhões de reais na última reforma do local), além dos órgãos de turismo locais não promoverem a divulgação dos serviços para a população local, tampouco para possíveis turistas, e nesse sentido pecam Prefeitura e Governo Estadual.

Aos meus colegas:
- Fellipo Leal;
- Viviane Regina;
- Família Pacheco de Orlando (Hélio, Selma e Daniele).

Música:
- ITV AM (abertura);
- Gravity - Zlata Ognevich



  


















3 comentários:

Unknown disse...

Ah que massa!!! Vontade de fazer um passeio assim!!!!!

Unknown disse...

Quanto custa um passeio desses ?

Sáimon Rio disse...

@Fellipo Leal, o passeio custa R$ 20, e o serviço é prestado todos os finais de semana no Parque Madeira-Mamoré.