quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Doe Sangue, Doe Vida, Seja um Doador


O final do ano está se aproximando, e assim como época de grandes comemorações e festividades, consequentemente com os excessos aumentam o número de acidentes e entradas nos hospitais e pronto-socorros de todo o Brasil. Diante desse cenário acontece também o aumento do consumo de sangue para a realização de cirurgias hospitalares, o que torna demasiadamente importante a doação de sangue, que é um gesto de grande solidariedade e humanidade para com o próximo, e inclusive pode salvar vidas.

Via de regra podem doar sangue aqueles que tem idade a partir de 18 anos, porém, aqueles que tem 16 e 17 anos também podem doar, desde que autorizados pelos pais ou responsáveis, e atendido os demais requisitos, como por exemplo, ter mais de 50 kg e estar saudável.

Diferentemente dos exames laboratoriais, em que recomendam o jejum,para a doação de sangue acontece o contrário,o doador deve estar muito bem alimentado, a fim de não passar mal durante o procedimento.

No hemocentro o voluntário passará por uma triagem, onde na primeira fase serão realizados exames preliminares que irão detectar por exemplo algum tipo de anemia ou risco de contraí-la. É ainda nesta fase em que irão medir a pressão, temperatura, altura e peso do voluntário.

Na segunda fase haverá o preenchimento de um formulário sobre doenças e comportamento, cujas respostas serão discutidas com um técnico que irá também tirar todas as dúvidas do voluntário.

A terceira fase consiste na própria doação de sangue, isto é, se o voluntário cumprir os requisitos das primeiras fases, ele será encaminhado a uma sala onde um profissional da área de saúde realizará a coleta de sangue, que pode durar de 5 a 10 minutos.


A Fundação Hemocentro de Rondônia - FHEMERON tem realizado alguns projetos para incentivar a sociedade a doar sangue, e um deles é a coleta de sangue itinerante, que acontece através de um ônibus adaptado ou através de parcerias com faculdades e repartições públicas. 

Em novembro de 2013 a FHEMERON em parceria com o DETRAN realizaram uma campanha de doação de sangue nas instalações da Autarquia de Trânsito, tendo a significativa participação dos servidores locais.

É importante lembrar que o sangue doado não é passado diretamente a quem precisa. Antes disso acontecer o sangue passará por rigorosos exames que irão verificar se ele está em condições seguras ou não, caso afirmativo ele será encaminhado para os hospitais e pronto socorros.

O doador de sangue também tem algumas vantagens, por exemplo, o servidor público fica dispensado de ir trabalhar no dia em que doa sangue (de modo que é recomendável haver prévio aviso da doação), e ao doar por 04 (quatro) vezes no ano faz jus a 08 (oito) dias de descanso. O doador de sangue regular também poderá solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição em qualquer concurso público estadual.

Para maiores esclarecimentos procure o hemocentro da sua cidade, e seja um doador de sangue.