sábado, 10 de janeiro de 2015

Terror na França termina com a morte de terroristas

Foto: Folha de São Paulo - UOL
Chegou ao fim a caçada aos terroristas na França que teve início na manhã de hoje do último dia 09 de janeiro de 2015, e aconteceu em resposta aos atos de terrorismo praticados neste último dia 07 de janeiro de 2014 em Paris. Um funcionário da gráfica onde os terroristas foram encurralados, e que estava escondido, passou informações valiosas à polícia que se encontrava em peso no local (nordeste da França) com várias viaturas, helicópteros e policiais.

Enquanto o cerco acontecia naquela região, em Paris um aliado dos terroristas fez de refém os clientes de um supermercado judeu, e ameaçou matá-los se a polícia atacassem os outros terroristas

Os três terroristas foram mortos em confronto com a polícia francesa.  

Mais cedo ou mais tarde tudo isso ia acontecer, porém repudio a revista ter caçoado de símbolos da crença muçulmana. Pra mim humor e liberdade de expressão têm limites! 

A propósito, achei muito bonita a declaração do presidente francês em dizer em seu pronunciamento que os terroristas eram fanáticos, e que seus atos em nada tinham a ver com a religião muçulmana.

Irmãos Said e Cherif Kouachi - Terroristas mortos em confronto com a Polícia Francesa

Amedy Coulibaly, 32, e Hayat Boumeddiene, 26 - Estiveram envolvidos em sequestro em supermercado judeu. O homem foi morto e a mulher está foragida. 
Dia de terror na França termina com sete mortos

Polícia mata dois irmãos suspeitos de atentado ao semanário "Charlie Hebdo". Em outro cerco, sequestrador é morto após invasão policial num mercado judaico. Quatro reféns também morrem na ação.

Três dias de terror, medo e tensão como os franceses não viam há décadas chegaram ao final de forma dramática nesta sexta-feira (09/01), que ficará marcada na história do país por suas cenas de guerra e ruas sitiadas. Com quase 90 mil policiais nas ruas, partes de Paris e de seus arredores estiveram paralisadas, e dois cercos de horas de duração terminaram com sete mortos – quatro deles reféns.

A espiral de violência aberta pelo massacre de 12 jornalistas na redação do semanário Charlie Hebdo, na quarta-feira, só terminou três dias depois – com a morte dos irmãos Cherif e Said Kouachi, de 34 e 32 anos, os principais suspeitos do atentado, e a libertação do refém que eles mantiveram por quase oito horas numa fábrica em Dammartin-en-Goële, a 40 quilômetros de Paris.

No leste da capital, porém, pelo menos quatro pessoas morreram após um homem, identificado como Amedy Coulibaly, de 32 anos, invadir um mercado de produtos kosher e fazer vários reféns. O sequestrador também foi morto, numa operação da polícia francesa praticamente simultânea à que matou os irmãos Kouachi. Pouco antes de morrer, ele declarou a uma emissora de TV ter "sincronizado" a ação com os irmãos.

O presidente francês, François Hollande, afirmou que a França enfrentou, mas ainda não pôs fim às ameaças de que é alvo. Numa declaração solene transmitida pela televisão, Hollande apelou para a vigilância, a unidade e a mobilização dos franceses. "A França, apesar de consciente de que fez frente à ameaça, de dispor de forças de segurança integradas por homens e mulheres capazes de coragem e bravura, não acabou com as ameaças de que é alvo", afirmou Hollande, em discurso à nação.

Escolas e universidades fecharam, linhas de metrô foram paralisadas, e autoestradas, bloqueadas, enquanto as pessoas acompanhavam em casa o desfecho de uma onda de violência que fez o país voltar a discutir sua capacidade de integração e a relação entre islã e radicalismo.

Imagens de televisão mostraram o momento em que as invasões começaram. Em Dammartin-en-Goële, bombas foram usadas para despistar a dupla, enquanto os policiais, de forma bem-sucedida, entraram na fábrica e libertaram o refém.

Em Paris, a tentativa de invasão foi seguida de pesada troca de tiros. As câmeras de televisão mostraram o momento em que um dos cerca de 30 policiais que participaram da ação foi baleado. Segundo a imprensa francesa, até 20 pessoas foram mantidas reféns no mercado.

Possível conexão entre ataques

O ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, manifestou sua "imensa tristeza" pelas perdas, especialmente dos reféns, ao sair da sede do ministério para se dirigir à Porte de Vincennes, local do sequestro. "Quero agradecer às forças de ordem, que atuaram com controle e sangue frio, o que permitiu a eficácia da operação", afirmou Cazeneuve, que pediu que todos os franceses se mantenham extremamente atentos.

As autoridades francesas ainda são cautelosas em confirmar uma relação entre os três envolvidos. Mas o sequestrador do mercado em Paris, que suspeita-se ser o mesmo que matou uma policial na quinta-feira na capital, teria dito que mataria todos os reféns em caso de invasão da polícia à fábrica em Dammartin-en-Goële.

Uma fonte da polícia disse à agência de notícias Reuters que o suspeito do ataque ao mercado de produtos kosher era membro do mesmo grupo jihadista ao qual pertencem os supostos autores do atentado ao jornal Charlie Hebdo.

A prefeitura de Paris fez um apelo aos cidadãos para que ajudem com informações sobre Hayat Boumeddiene, que seria cúmplice de Coulibaly. Segundo o jornal Le Monde, ele seria discípulo, assim como Chérif Kouachi, de Djamel Beghal, que foi condenado por terrorismo na década passada.

Neste domingo, uma marcha em Paris deverá reunir líderes de várias nações europeias. Eles prestarão homenagens à vítimas do terrorismo. Entre os líderes já confirmados está a chanceler alemã, Angela Merkel, o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, o chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy, e o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: