quarta-feira, 18 de março de 2015

Aluna do "Colégio Classe A" representa Porto Velho na FEBRACE 2015


O projeto "Overview - 'olhar de cima'", desenvolvido pela jovem Ana Beatriz Pinheiro Trindade, sob orientação de Márcio José Melo Barroso e Chirleide Nobre Belo, "visa desenvolver uma ferramenta que auxilie portadores de deficiência visual a perceberem objetos próximos a sua região frontal superior, evitando que este se acidente. Desta forma, foi criado um protótipo utilizando uma placa com micro controlador (arduino), um sensor ultrassônico e um buzzer. O protótipo é capaz de medir a distância de um obstáculo à frente do portador de deficiência visual e emitir um alerta, evitando assim que a pessoa colida em objetos. O projeto justifica-se por sua relevância social, uma vez que as ferramentas disponíveis no mercado são caras, o que os tornam pouco acessíveis. Havendo, assim, a necessidade de um dispositivo/aparelho que consiga identificar um objeto que a bengala e/ou cão guia não consiga. Desta forma, uma ferramenta com peças de baixo custo, de fácil acesso e construção, torna-se mais acessível para deficientes visuais com baixa renda, além de permitir a possibilidade de ser produzido por familiares, amigos e profissionais".

Para votar neste projeto, basta acessar a página do projeto na FEBRACE 2015, e clicar no botão "Curtir", logo abaixo do título do projeto. 
______________________________________

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos.

A FEBRACE assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.

Desenvolvemos o ano todo ações de incentivo à cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo em nosso país.

Desde 2003, a FEBRACE tem descoberto novos talentos e gerado oportunidades. Sua história é composta por alunos, professores, pais e escolas que juntos mostram à sociedade brasileira que aprendem a aprender, que podem querer e que podem fazer.

Fonte: FEBRACE


Nenhum comentário: