quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Hidrelétrica de Santo Antônio entra em operação plena


Neste mês de dezembro a Usina Hidrelétrica de Santo Antônio começou a operar com todas as 50 turbinas, passando a ser a quarta maior hidrelétrica do país e uma das 20 maiores do mundo. Localizada no rio Madeira, há cerca de 7 km da sede do município de Porto Velho a grandiosa hidrelétrica fornece energia para o centro industrial do país (44 turbinas) e também para a Rondônia e Acre (06 turbinas). No total cerca de 45 milhões de brasileiros recebem a energia elétrica gerada na Capital de Rondônia. 

O empreendimento também se destaca por ser o número um em sustentabilidade, através do cumprimento de um extenso processo de licenciamento ambiental junto ao IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), ao qual devem se submeter todos os empreendedores em usinas para geração de energia e em obras de infraestrutura. Além de conseguir as aprovações necessárias no Brasil, também obteve ótima avaliações positivas em âmbito internacional.

"A Hidrelétrica Santo Antônio alcançou, entre todos os projetos analisados, o maior número de notas máximas na categoria Implantação em avaliação realizada pela IHA – International Hydropower Association – uma organização sem fins lucrativos, fundada há quase vinte anos, com o suporte da UNESCO, e que mede a sustentabilidade de empreendimentos hidrelétricos. 
Construída no Rio Madeira, em Rondônia, a hidrelétrica recebeu nota máxima em catorze dos vinte itens avaliados no Protocolo relativo à fase de Implantação. Cinco desses itens com nota máxima estão diretamente relacionados às atividades do Consórcio Construtor Santo Antônio, do qual a Odebrecht Infraestrutura - Brasil é líder. 
O estudo levou em consideração questões ambientais, sociais, técnicas e financeiras na performance do projeto. O Protocolo de Implantação, que tem como referência as políticas de salvaguarda do Banco Mundial, foi desenvolvido pela IHA em parceria com governos, sociedade civil e o setor privado com o objetivo de apontar boas práticas em cada um desses tópicos. De acordo com o resultado obtido na pontuação, que indica quais são as forças, fraquezas e oportunidades de um projeto, pode-se desenvolver mecanismos que visem o seu constante aperfeiçoamento (Odebrecht Notícias)"

Fonte: Jornal a Tribuna
Mas falar que a obra é grande e impressionante não é suficiente, os números são necessários para demonstrar a dimensão dessa hidrelétrica:

INÍCIO DA OPERAÇÃO
30 de março de 2012

INVESTIMENTO TOTAL
R$ 20 bilhões

CONCRETO SUFICIENTE PARA CONSTRUIR
40 estádios do Maracanã

AÇO SUFICIENTE PARA CONSTRUIR
18 Torres Eiffel

TURBINAS (50 UNIDADES)
Peso: 900 toneladas;
Diâmetro: 8 metros;
Comprimento: 15 metros;
Potência média: 71,6 megawatts

ÁREA DO RESERVATÓRIO
421,56 km²

VAZÃO DO VERTEDOURO
84.000 m³/s

CAPACIDADE DE OPERAÇÕES (11/2016)
3.568 megawatts

ACIONISTAS
- 39% Furnas Centrais Elétricas
- 61% Outros.

ROYALTIES PAGOS (03/2012 A 09/2016)
R$ 185.243.279,51

Fonte: Diário do Poder

Fonte: Diário da Amazônia

Nenhum comentário: